A Central de Comunicação é uma empresa de comunicação integrada, com experiência para gerenciar imagem de seus clientes, atuando com a prestação de serviços apoiada no desenvolvimento e ativação de planejamentos estratégicos para resultados eficientes. Uma equipe especializada está comprometida com o uso das mais modernas ferramentas no apoio ao relacionamento com a mídia, consultoria de imagem, gerenciamento de crise e das mais diversas mídias sociais
segunda-feira, 1 de agosto de 2016
Roberto Mendes é atração da série Brasil Musical dias 20 e 21 de agosto na Caixa Cultural São Paulo
O cantor e compositor baiano, Roberto Mendes, é uma das atrações da série Brasil Musical na Caixa Cultural, dias 20 e 21 de agosto.
Um dos maiores divulgadores da cultura rítmica do Recôncavo e de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, o músico, cantor e compositor Roberto Mendes traz para São Paulo o espetáculo “Chulas e Xaréus do Recôncavo”. Serão duas únicas apresentações para a série Brasil Musical, dias 20 e 21 de agosto, às 19h15, no Grande Salão da Caixa Cultural (Praça da Sé). O show tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.
Com estilo único Roberto faz uma mistura de show e bate-papo para presentear o público com composições próprias, com chulas – ritmo tradicional do Recôncavo que une canções aos sotaques – e com os xaréus, que são cantos de puxada de rede, feitos em parceria com Nizaldo Costa, Capinan e Jorge Portugal, e assim expõe no palco sua relação com o tempo.
Chulas e Xaréus do Recôncavo é um projeto idealizado pelo artista Roberto Mendes para compartilhar com o público o resultado da sua pesquisa que já dura mais de três décadas sobre a Chula. O trabalho que tem realizado está publicado em dois livros: “Chula, comportamento traduzido em canção” e “Sotaque em Pauta: Chula o canto do Recôncavo Baiano”.
No show, o músico é acompanhado por Tedy Santana (bateria); Gustavo Caribé (baixo); João Mendes (violões); Leonardo Mendes (violões e guitarra) e participações especiais dos músicos Danilo Santana (teclado) e Ricardo Braga (percussão). A produção executiva é de Otávio Argento e a coordenação geral da Casa dos Sete Projetos e Produções - Inaiá Simões e Janaina Mendes.
Chulas e Xaréus
São manifestações musicais da cultura popular e, que no Brasil, estão presentes exclusivamente no imaginário e nas raízes africanas da Bahia.
A chula é específica do Recôncavo baiano e do norte de Portugal. É uma das vertentes do samba de roda, que foi declarado obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 25 de novembro de 2005.
Roberto Mendes a define “como um belíssimo canto português com letras compostas organicamente em redondilhas menor e maior”, ou seja, em versos de cinco e sete sílabas. Os mais antigos registros remontam ao século XVIII e são descritos como uma manifestação musical, onde homens negros tocavam instrumentos de percussão e cantavam, num ritmo que remontava à matriz africana.
Já o xaréu – canto de puxada de rede – resgata o trabalho árduo da pesca do peixe de carne escura, no litoral baiano, desde os tempos da escravidão. Uma tarefa difícil que era transformada em autêntica festa, com canto forte e coral dos negros. Uma missão traduzida em especial beleza poética e musical.
Sobre Roberto Mendes
O músico, cantor, compositor e pesquisador santamarense Roberto Mendes é um dos maiores divulgadores da cultura rítmica do Recôncavo e de Santo Amaro, desenvolvendo contínuos projetos e encontros com pessoas do saber e fazer popular da região. Com mais de 30 anos de carreira, Roberto Mendes já teve suas composições gravadas por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, além de muitos outros. Em recentes trabalhos gravou com Guinga, Alcione, Lenine, Mário Ulloa, Marco Pereira e Pedro Luiz e seus parceiros constantes, Jorge Portugal Nizaldo Costa, Capinan.
Entre os sucessos gravados por Bethânia estão: A Beira e o Mar; Esse Sonho vai Dar; Resto de Mim; Vila do Adeus; Iluminada; Saudade Dela; O Nunca Mais; Massemba; Filosofia Pura; Lua; Beira-Mar; Memória das Águas; Francisco, Francisco; Yorubahia; Sino da Minha Aldeia; Quadrinhas; Ofá; Noite de Estrelas; Vida Vã; Louvação a Oxum; Búzio e O Nunca Mais.
Serviço
Roberto Mendes – Chulas e Xaréus do Recôncavo
Duração: 60 minutos
Local: Grande Salão – Caixa Cultural São Paulo, Praça da Sé.
Data: 20 e 21/08/2016
Horário: 19h15
Endereço: Praça da Sé, 111 - Centro, São Paulo - SP, 01001-001
Fone: (11) 3321-4400
Patrocínio: Caixa Economica Federal e Governo Federal
Assessoria de Imprensa/São Paulo – Roberto Mendes
Central de Comunicação
Fone: (11) 3564-9848
Claudia Alexandre - (11) 97061-5995 - claudiaalexandre.jornalista@gmail.com
Informação à Imprensa e Credenciamento:
Silvana Inácio – (11) 98493-6579 – centraldecomunicacao@gmail.com
Camila Gonçalves – (11) 97326-9170 – central@centraldecomunicacao.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário